Cada Curso apresenta um Assunto Geral composto de diversas videoaulas aqui agrupadas, de forma a atender ao interessado em um tema específico. Clique em uma videoaula para ver um resumo do tema.
Como Fazer o Diagnóstico de uma Estenose Aórtica (14 min)
Diagnóstico de uma estenose aórtica. Principais etiologias.
Avaliação da Gravidade de uma Estenose Aórtica parte I - Eco Bi e Doppler (20 min)
Diversos meios de avaliar a gravidade hemodinâmica de uma estenose aórtica. Inicialmente pelo eco bi e Doppler.
Avaliação da Gravidade de uma Estenose Aórtica parte II – cont. Doppler (13 min)
Diversos meios de avaliar a gravidade hemodinâmica de uma estenose aórtica. Inicialmente pelo eco bi e Doppler. Continuação.
Avaliação da Gravidade de uma Estenose Aórtica parte III – análise de área (13 min)
Diversos meios de avaliar a gravidade hemodinâmica de uma estenose aórtica. Avaliação da área pela equação da continuidade e pela planimetria ao eco transesofágico. Antes de ver esta aula veja parte I e II.
Análise da Gravidade de uma Estenose Aórtica é a Coisa Mais Difícil Que Há em Ecocardiografia (16 min)
Não há coisa mais difícil em ecocardiografia que avaliar a gravidade de uma estenose aórtica! Esqueça área valvar! Com tantos gradientes medidos em diferentes locais, imagine como ficaria a equação da continuidade!
Análise da Gravidade de uma Estenose Aórtica Quando a Função do VE Está Ruim (16 min)
Como avaliar a gravidade da estenose aórtica quando a função do VE está ruim?
Utilização do teste de dobutamina para avaliação da gravidade da estenose aórtica em pacientes com diminuição da fração de ejeção do VE e gradiente VE-AO baixo (13 min)
O que fazer quando temos um paciente com lesão na valva aórtica e função ventricular deteriorada e um gradiente VE-AO baixo.
Será que ele tem uma estenose aórtica importante e o gradiente é baixo devido à diminuição do volume de ejeção e se beneficiaria de uma cirurgia valvar ou é apenas uma lesão aórtica sem importância hemodinâmica em um paciente com uma miocardiopatia ou uma outra causa para sua disfunção de VE e uma cirurgia valvar seria desnecessária e injustificada?
Cardiopatia hipertensiva? Estenose aórtica? (5 min)
Cardiopatia hipertensiva? Cuidado! Pode haver uma estenose aórtica importante escondida.
Estenose aórtica? Nunca deixe o Doppler pulsado de fora na avaliação da gravidade (7 min)
O Doppler pulsado ajuda muito no diagnóstico da gravidade de uma estenose aórtica. De forma alguma eu vou à procura de um gradiente com o Doppler contínuo antes de uma avaliação com o pulsátil ao corte supra esternal.
Um Caso de Estenose Aórtica. Avalie Sempre o Doppler Pulsátil na Aorta Descendente (12 min)
Sempre acentuo a necessidade de obter uma avaliação da gravidade da estenose analisando a turbulência na aorta descendente antes de procurar o gradiente VE-AO.
Erros Comuns
Erros na Avaliação de uma Estenose Aórtica (20 min)
Alinhar o feixe ultrassônico com o jato de uma estenose aórtica não é fácil. A possibilidade de subestimar a gravidade da estenose está sempre presente. Há alguns “macetes”.
Exercícios
O que você acha desta valva aórtica? (9 min)
Mesmo os casos mais simples podem trazer importantes ensinamentos!