Anterior

Sobrecargas Cavitárias

R$ 250.00

A Prática da Ecocardiografia

Informações básicas, intermediárias e avançadas das diversas cardiopatias estudadas em Ecocardiografia de Adultos. Direcionadas aos Cardiologistas dedicados à Ecocardiografia, que já tenham algum conhecimento prático do método, e desejam receber agora uma extensa gama da experiência teórico-prática do Dr. Fernando Morcerf, muitas absolutamente exclusivas e originais. Além das video-aulas, o aluno poderá fazer o download de capítulos de seu livro. Há ainda o recurso Perguntas e Respostas onde poderá encaminhar suas dúvidas e perguntas diretamente pelo Prof Morcerf por WhatsApp (NÂO É GRUPO)

Cada Curso apresenta um Assunto Geral composto de diversas videoaulas aqui agrupadas, de forma a atender ao interessado em um tema específico. Clique em uma videoaula para ver um resumo do tema.

Sobrecargas cavitárias

Sobrecargas Atriais (17 min)
Como saber se uma cavidade atrial esta aumentada ou não.
Sobrecarga Sistólica do VE - HVE (18 min)
Tão simples pela avaliação subjetiva… Tão complicado e não acurado quando se inventam fórmulas sem se levar em conta as diversas variáveis existentes em biologia que não podem ser consideradas “como em condições normais de temperatura e pressão, CNTP” da física.
Cardiopatia Hipertensiva (7 min)
Ver a aula de Hipertrofia Ventricular Esquerda antes.
Dilatação do Ventrículo Esquerdo - Sobrecarga Volumétrica e Dilatação por Disfunção (8 min)
Avaliação geralmente fácil de realizar. O problema é chamar de Hipertrofia Excêntrica.
Sobrecargas Sistólica e Diastólica do VD (12 min)
Uma das causas de movimento paradoxal do septo interventricular. Diagnóstico geralmente fácil.

Erros e Problemas

Erros comuns na medida do tamanho do AE ao eco Unidimensional - Parte I (14 min)
Medir o tamanho da cavidade atrial esquerda não é tão fácil como parece. No primeiro vídeo estudamos os erros dependentes do ganho, local da medida e do lóbulo lateral. No segundo vídeo avaliamos os erros na dependência do local de entrada das veias pulmonares.
Erros comuns na medida do tamanho do AE ao eco Unidimensional - Parte II (14 min)
Medir o tamanho da cavidade atrial esquerda não é tão fácil como parece. No primeiro vídeo estudamos os erros dependentes do ganho, local da medida e do lóbulo lateral. No segundo vídeo avaliamos os erros na dependência do local de entrada das veias pulmonares.
Como Avalio o Tamanho do AE. Cuidado com o uso de planimetria (16 min)
Aqui esta uma razão por que tenho muito cuidado com planimetria na avaliação do AE. Mas é importante saber como obter o volume do AE, porém é difícil acreditar que ele seja acurado o bastante para realmente indicar o volume, ou que seja capaz de ser medido em tempos diferentes e obter valores fiéis comparativos para saber se a cavidade aumentou ou diminuiu. É muito perigoso para o paciente informar ao cardiologista que uma cavidade, espessura, massa, fração de ejeção alterou em relação a um primeiro exame antes de uma terapia quando esta alteração pode ser simplesmente devido à inacurácia do método e não o efeito da terapia. Boa terapia pode então ser modificada, ou pior uma cirurgia indicada por uma variação de uma medida inacurada! CUIDADO!!!
Erros nas medidas de espessura do septo interventricular (15 min)
Uma das medidas mais difíceis em ecocardiografia é a da espessura do septo interventricular. Veja por que e tome cuidado!
Problemas com as Medidas da Massa do VE e com o Conceito de Hipertrofia (21 min)
Assistir esta aula apenas depois de ver a aula sobre Sobrecarga Sistólica do VE- HVE- Veja aqui como a medida de massa do VE é inacurada e o perigo de comparar uma medida em um paciente antes e depois para saber se houve uma melhora ou piora.
Como o ecocardiograma ‘inventou’ modelos de hipertrofia apenas para garantir a possibilidade de avaliar seguramente a massa do VE.
Qual a causa deste aumento súbito do VE? (5 min)
Qual a causa deste aumento súbito do VE quando analisado pelo corte transverso subxifóide. Sabe o porquê?
Sobrecarga Volumétrica do VE com Diâmetro Cavitário Normal? (5 min)
Sobrecarga volumétrica do VE pode ocorrer mesmo com diâmetros normais da cavidade em relação ao máximo normal em uma população, porém para um determinado paciente, este diâmetro pode já estar anormal.

Exercícios

Insuficiência Cardíaca com Fração de Ejeção Normal? (7 min)
Que você acha?
Fazer este exercício apenas após assistir todas as aulas sobre Função Sistólica do VE e Sobregargas Cavitárias (HVE, Massa do VE)
Problemas Com Qualquer Medida, Valor do Olho. (7 min)
Cuidado com qualquer medida. O aspecto visual é sempre mais importante.

 

LIVRO “ECOCARDIOGRAFIA UNI-BIDIMENSIONAL  TRANSESOFÁGICA E DOPPLER”.                            Fernando Morcerf. Segunda Edição. 1996. Editora Revinter       LIVRE PARA DOWNLOAD

Capítulo 7 –Sobrecargas Cavitárias I
Sobrecarga Atrial e Forame Oval
Capítulo 7 –Sobrecargas Cavitárias II
Sobrecarga do VE
Capítulo 7 –Sobrecargas Cavitárias III
Sobrecarga do VD

 

 

 

 

Informações e Assinatura

  • Curso: São 14 videoaulas (2:46h) selecionadas do site e agrupados de forma a abranger os principais temas da ecocardiografia. Além das videoaulas há também 3 segmentos do livro do Morcerf. O aluno ainda conta com o recurso “Perguntas e Respostas” onde poderá encaminhar suas dúvidas/perguntas  diretamente ao Dr. Morcerf.
  • Preço: R$ 250,00 com vigência de 2 mês (60 dias) a contar da data de contratação.
  • As videoaulas poderão ser acessadas de qualquer micro, tablet e celular, pelo período de 60dias.

 

 

Detalhes do Curso

  • Leituras 17
  • Quizzes 0
  • Duração 2 h 46 min
  • Nível de Habilidade Todos os níveis
  • Linguagem português
  • Alunos 32
  • Critérios de avaliação Sim

Presidente do Primeiro Congresso de Ecocardiografia do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Segundo Presidente do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia., hoje DIC.
Professor de Ecocardiografia em cursos de inicialização e de especialização em ECOCARDIOGRAFIA da ECOR desde 1976 com mais de 200 turmas.

Formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Março de 1965 a Dezembro de 1970).
Pós-Graduação em Evanston Hospital da Northwestern University. Chicago, Illinois, USA, no período de Julho de 1971 a Junho de 1972.
Residente em Medicina Interna na Cleveland Clinic Foundation, Cleveland, Ohio, USA, no período a Julho de 1972 a Junho de 1973.
Fellowship em Cardiologia na Cleveland Clinic Foundation, Cleveland, Ohio, USA, no período de Julho de 1973 a Junho de 1975.
Ex-professor Curso de Pós Graduação em Cardiologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Ex-professor do Instituto de Pós Graduação Médica do Rio de Janeiro
Diretor do Serviço de Ecocardiografia da ECOR Ecocardiografia.
Professor do Curso de Ecocardiografia da Escola Brasileira de Ecocardiografia com mais de 2.500 ex-alunos em cursos presenciais.
Professor exclusivo dos Cursos Online da ECOR.