O que é um ecocardiograma?

Por Dr. Fernando Morcerf. – ECOR Ecocardiografia.

O ecocardiograma, também chamado de ecocardiografia, avalia praticamente todas as doenças cardíacas, da infância ao adulto. Quer seja nas válvulas, quer no próprio músculo cardíaco, quer nos vasos que saem do coração ou das veias que chegam ao coração, além do pericárdio, o saco que contém o coração.  É indolor e o resultado geralmente pode ser obtido na hora. O exame de ecocardiograma é totalmente seguro, sem nenhum risco para a sua realização.

Há diversos tipos de Ecocardiograma:

 

Ecocardiograma simples ou transtorácico

Coloca-se um pequeno dispositivo chamado transdutor na pele da parede do tórax que, apontando para o coração, faz um filme de todas as estruturas cardíacas, utilizando ultrassom. Bastante semelhante aquele que é feito para ver o feto nas mulheres grávidas. Não requer nenhum preparo e nenhuma interrupção de medicação.

Ecocardiograma com Doppler colorido

Além de fazer um filme como visto acima em ecocardiograma simples ou transtorácico, ele mostra aonde o sangue está indo dentro do coração e das artérias e veias ligadas a ele.

Ecocardiograma Transesofágico

Neste, as imagens do coração são obtidas a partir do esôfago com uma sonda semelhante ao exame de endoscopia. Há um preparo de jejum absoluto por 6 horas antes do exame. Pode ser feito apenas com anestesia local na faringe com spray de xilocaína. Este ecocardiograma é indicado quando houver detalhes que não foram determinados com precisão pelo ecocardiograma transtorácico.

Ecocardiograma com estresse

Geralmente para avaliação de obstrução das artérias do coração. Faz-se um ecocardiograma comum durante um esforço físico ou após utilização de medicamentos que aceleram o coração.

Ecocardiograma tridimensional

É um ecocardiograma transtorácico moderno que avalia o coração em três dimensões. Semelhante àquele realizado em grávidas em que é possível ver a face do feto.

Ecocardiograma com Doppler tissular colorido

Para avaliar com precisão o movimento e a deformação, também chamada de “strain”, das paredes do coração e assim analisar a sua capacidade de contração.

Ecocardiograma com “Speckle tracking”

Semelhante ao ecocardiograma com doppler tissular, porém muito mais confiável. Importantíssimo na avaliação pré e pós utilização de quimioterapia no tratamento do câncer e nos casos de insuficiência cardíaca.

Ecocardiograma com perfusão miocárdica

Utiliza-se contraste de microbolhas para avaliar onde o sangue está nutrindo as paredes do coração para saber se há alguma área enfartada ou que não esteja recebendo este sangue em quantidades suficientes.

Ecocardiograma fetal

Para avaliar em grávidas se o feto tem alguma doença cardíaca.

Todos estes tipos de ecocardiogramas podem ser realizados em consultórios de cardiologistas ou em clínicas especializadas em imagens.

Dr. Fernando Morcerf
Conheça a ECOR

Faça a marcação do seu exame pelo telefone: (21) 2536-0399   Whatsapp: (21) 99607-5744