Anterior

Strain e Strain Rate – Curso de Deformação Miocárdica aulas gratuitas

Gratuito

STRAIN E STRAIN RATE

Informações básicas, intermediárias e avançadas das aulas iniciais indispensáveis para entender STRAIN e STRAIN RATE. Direcionadas aos Cardiologistas dedicados à Ecocardiografia, que já tenham algum conhecimento prático do método bidimensional, e desejam receber agora uma extensa gama da experiência teórica e prática do Dr. Fernando Morcerf, muitas absolutamente exclusivas e originais. Cardiologistas clínicos, emergencista, intensivistas, anestesistas interessados em POCUS (Point Of Care Ultrasound ), ou mesmo médicos interessados na nova anatomia cardíaca de Torrent Guasp, ou na nova fisiologia dela resultante, também podem ter interesse.
Gratuito

STRAIN E STRAIN RATE – CURSO DE DEFORMAÇÃO MIOCÁRDICA

Conceitos Gerais Importantes

DEFORMAÇÃO (STRAIN) E TAXA DE DEFORMAÇÃO (STRAIN RATE) (9 min)
Conceitos iniciais sobre strain e strain rate. Strain Longitudinal, Circunferencial e Radial. Tethering. Strain de Cisalhamento.
CONHECIMENTO ANATÔMICO INDISPENSÁVEL PARA O ESTUDO DA DEFORMAÇÃO MIOCÁRDICA. (7 min)
Anatomia cardíaca vista de um ponto de vista totalmente diferente do usual. Impossível começar uma aula sobre anatomia cardíaca relevante ao estudo da deformação miocárdica sem falar nos trabalhos de Torrent-Guasp. Bandas musculares. Fibras descendentes e ascendentes.
FISIOLOGIA I - SEQUÊNCIA DE CONTRAÇÃO DAS BANDAS (11 min)
Com este conhecimento, baseado nas bandas musculares de Torrent-Guasp, será possível juntar a atividade fisiológica elétrica e mecânica do músculo cardíaco a estas bandas. Conceitos antigos aos quais estamos acostumados por muitos anos, deverão ser mudados.
FISIOLOGIA II - RELAÇÃO ANATÔMICA DE TORRENT GUASP E VETORES DE VELOCIDADES LONGITUDINAIS (10 min)
Análise do tempo de pré ejeção; período de contração isovolumétrica; tempo de ejeção; período isovolumétrico de pós ejeção; diástase e contração atrial aos cortes apicais.
FISIOLOGIA III - RELAÇÃO ANATÔMICA DE TORRENT GUASP E VETORES DE VELOCIDADES TRANSVERSAS (10 min)
Análise do tempo de pré ejeção; período de contração isovolumétrica; tempo de ejeção; período isovolumétrico de pós ejeção; diástase e contração atrial aos cortes transversos.

GOSTOU? TEM MUITO MAIS.  CLIQUE AQUI

 

Detalhes do Curso

  • Leituras 5
  • Quizzes 0
  • Duração 2 semanas
  • Nível de Habilidade Todos os níveis
  • Linguagem Português
  • Alunos 44
  • Critérios de avaliação Sim

Presidente do Primeiro Congresso de Ecocardiografia do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Segundo Presidente do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia., hoje DIC.
Professor de Ecocardiografia em cursos de inicialização e de especialização em ECOCARDIOGRAFIA da ECOR desde 1976 com mais de 200 turmas.

Formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Março de 1965 a Dezembro de 1970).
Pós-Graduação em Evanston Hospital da Northwestern University. Chicago, Illinois, USA, no período de Julho de 1971 a Junho de 1972.
Residente em Medicina Interna na Cleveland Clinic Foundation, Cleveland, Ohio, USA, no período a Julho de 1972 a Junho de 1973.
Fellowship em Cardiologia na Cleveland Clinic Foundation, Cleveland, Ohio, USA, no período de Julho de 1973 a Junho de 1975.
Ex-professor Curso de Pós Graduação em Cardiologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Ex-professor do Instituto de Pós Graduação Médica do Rio de Janeiro
Diretor do Serviço de Ecocardiografia da ECOR Ecocardiografia.
Professor do Curso de Ecocardiografia da Escola Brasileira de Ecocardiografia com mais de 2.500 ex-alunos em cursos presenciais.
Professor exclusivo dos Cursos Online da ECOR.