Anterior

Endocardite

R$ 300.00

A Prática da Ecocardiografia

Informações básicas, intermediárias e avançadas sobre o diagnóstico de várias doenças cardíacas estudadas na Ecocardiografia de Adultos. Destinado a Cardiologistas ou outras especialidades médicas interessados em Ecocardiografia, que estão fazendo o curso prático de ecocardiograma do Prof Morcerf (receberão as aulas gratuitas) ou de outros cursos (veja preços abaixo). Você perceberá que as aulas vão direto ao assunto. Uma vida com mais de 40 anos de trabalho contínuo em Eco e Ensino. Usando lógica, estudos e experiência para explicações profundas para retratar o que realmente funciona no dia-a-dia, não apenas em diretrizes ou preconceitos. Observe também que TODOS os exemplos fornecidos são casos de minha própria experiência. Cada Curso apresenta uma Disciplina Geral composta por diversas video aulas agrupadas aqui, de forma a atender os interessados ​​em um determinado tema. Clique em uma vídeo aula para ver um resumo do tópico. Esses conceitos são importantes para compreender as diferentes situações consideradas “óbvias”; “Bom senso” ou “racional”, o que pode estar totalmente errado. Caso já tenha conhecimento de ecocardiografia prática e deseja se aprofundar ainda mais em ecocardiografia recomento o TUTORIAL (veja no menu principal sob cursos online).

Patologias Individuais

Cada Curso apresenta um Assunto Geral composto de diversas videoaulas aqui agrupadas, de forma a atender ao interessado em um tema específico. Clique em uma videoaula para ver um resumo do tema.

Endocardite

Como fazer o diagnóstico de uma endocardite I- eco bidimensional (17 min)
O diagnóstico de endocardite ao eco bidimensional transtorácico é fácil quando as vegetações são grandes e há um quadro clínico sugestivo. O problema é distinguir pequenas calcificações degenerativas valvar ou espessamentos de vegetações.
Caso não haja quadro clínico compatível o ecocardiografista não considera tais achados como sendo vegetações simplesmente por preconceito. Caso haja quadro clínico compatível, estes mesmos achados são considerados vegetações!!!!! Veja aqui como fazer o diagnóstico diferencial.
Como fazer o diagnóstico de uma endocardite II- eco unidimensional (21 min)
O diagnóstico de endocardite é fácil quando as vegetações são grandes e há um quadro clínico sugestivo. O problema é distinguir pequenas calcificações degenerativas valvar ou espessamentos de vegetações. Aqui é que entra o eco unidimensional. Caso não haja quadro clínico compatível o ecocardiografista não considera tais achados como sendo vegetações simplesmente por preconceito. Caso haja quadro clínico compatível, estes mesmos achados são considerados vegetações!!!!! Veja aqui como fazer o diagnóstico diferencial.
Como fazer o diagnóstico de uma endocardite III- eco transesofágico (17 min)
O diagnóstico de endocardite é fácil quando as vegetações são grandes e há um quadro clínico sugestivo. O problema é distinguir pequenas calcificações degenerativas valvar ou espessamentos de vegetações. O eco transesofágico pode ser imprescindível.
Caso não haja quadro clínico compatível o ecocardiografista não considera tais achados como sendo vegetações simplesmente por preconceito. Caso haja quadro clínico compatível, estes mesmos achados são considerados vegetações!!!!! Veja aqui como fazer o diagnóstico diferencial.
Endocardite de Libman Sacks no Lupus (9 min)
Como diagnosticar a endocardite de Libman Sacks.
Complicações da Endocardite: abscesso, rotura de cordoalhas, perfuração valvar, fístulas, etc. (20 min)
Para ser visto depois de estudar diagnóstico da endocardite. Abscessos, roturas de folhetos valvares, rotura de cordoalhas, fístulas, etc

Erros e Problemas

Erro em Não Utilizar Eco Unidimensional Para Analisar Pacientes com Suspeita de Endocardite (10 min)
Este é um dos erros mais comuns em ecocardiografia. Somente ao eco bidimensional uma vegetação pequena não se diferencia de uma pequena calcificação ou de um espessamento valvar. O eco unidimensional faz a diferença.
Erro Confundindo Vegetação de Endocardite com as Excrescência de Lambl (5min)
As excrescência de Lambl podem ser confundidas com vegetações de endocardite. Veja como fazer o diagnóstico diferencial.

Exercícios

Endocardite ou leve calcificação? (4 min)
Pequena lesão valvar aórtica. Qual a sua natureza?
Algo na borda livre da valva mitral (4 min)
Algo encontrado na borda livre da mitral. Cálcio ou vegetação?
Homem hipertenso (3 min)
Caso não se perceba uma determinada anormalidade em cortes padrões bidimensionais, não se utiliza de cortes especiais e portanto o diagnóstico não vai ser feito. Aqui um exemplo.
Endocardite e Rotura Valvar Mitral (11min)
Interessante rotura valvar mitral por endocardite. Papel do eco unidimensional no diagnóstico de vegetações. Como identificar os segmentos (boceladuras) da mitral em cortes longitudinais transesofágicos do esôfago médio.
Vegetação de Endocardite ou Cálcio? (5min)
Vegetação de endocardite ou cálcio. Importância do modo M. Cuidado com o preconceito que pode vir da história clínica do paciente!
Endocardite ou Cálcio? (3min)
Outro paciente com suspeita de endocardite. Positivo ou negativo?
Vegetação ou rotura de cordoalhas? (10 min)
Paciente com história de endocardite no passado. Será apenas uma vegetação mitral já curada ou uma rotura de cordoalha? Nem sempre é fácil a definição. Veja também a regurgitação aórtica.
O que está acontecendo com este paciente? (6 min)
O que está acontecendo com este paciente?
O eco unidimensional fez falta? (7 min)
Sem história para evitar preconceito.
Necessidade do eco unidimensional mesmo ao transesofágico. (12 min)
Sem história para evitar preconceito.

 

LIVRO “ECOCARDIOGRAFIA UNI-BIDIMENSIONAL  TRANSESOFÁGICA E DOPPLER”.

Fernando Morcerf. Segunda Edição. 1996. Editora Revinter       LIVRE PARA DOWNLOAD

Capítulo 10 – Endocardite Infecciosa
Endocardite

 

Informações e Assinatura

  • Curso: São 17 videoaulas (2:24h) selecionadas do site e agrupados de forma a abranger os principais temas da ecocardiografia. Além das videoaulas, há 1 Capítulo do livro do Morcerf. O aluno ainda conta com o recurso “Perguntas e Respostas” onde poderá encaminhar suas dúvidas/perguntas  diretamente ao Dr. Morcerf.
  • Preço: R$ 300,00 com vigência de 2 meses (60 dias) a contar da data de contratação.
  • As videoaulas poderão ser acessadas de qualquer micro, tablet e celular, pelo período de 60 dias.

Detalhes do Curso

  • Leituras 18
  • Quizzes 0
  • Duração 60 dias
  • Nível de Habilidade Todos os níveis
  • Linguagem português
  • Alunos 25
  • Critérios de avaliação Sim

Presidente do Primeiro Congresso de Ecocardiografia do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Segundo Presidente do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia., hoje DIC.
Professor de Ecocardiografia em cursos de inicialização e de especialização em ECOCARDIOGRAFIA da ECOR desde 1976 com mais de 200 turmas.

Formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Março de 1965 a Dezembro de 1970).
Pós-Graduação em Evanston Hospital da Northwestern University. Chicago, Illinois, USA, no período de Julho de 1971 a Junho de 1972.
Residente em Medicina Interna na Cleveland Clinic Foundation, Cleveland, Ohio, USA, no período a Julho de 1972 a Junho de 1973.
Fellowship em Cardiologia na Cleveland Clinic Foundation, Cleveland, Ohio, USA, no período de Julho de 1973 a Junho de 1975.
Ex-professor Curso de Pós Graduação em Cardiologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Ex-professor do Instituto de Pós Graduação Médica do Rio de Janeiro
Diretor do Serviço de Ecocardiografia da ECOR Ecocardiografia.
Professor do Curso de Ecocardiografia da Escola Brasileira de Ecocardiografia com mais de 2.500 ex-alunos em cursos presenciais.
Professor exclusivo dos Cursos Online da ECOR.