Cada Curso apresenta um Assunto Geral composto de diversas videoaulas aqui agrupadas, de forma a atender ao interessado em um tema específico. Clique em uma videoaula para ver um resumo do tema.
Como fazer o diagnóstico de uma endocardite I- eco bidimensional (17 min)
O diagnóstico de endocardite ao eco bidimensional transtorácico é fácil quando as vegetações são grandes e há um quadro clínico sugestivo. O problema é distinguir pequenas calcificações degenerativas valvar ou espessamentos de vegetações.
Caso não haja quadro clínico compatível o ecocardiografista não considera tais achados como sendo vegetações simplesmente por preconceito. Caso haja quadro clínico compatível, estes mesmos achados são considerados vegetações!!!!! Veja aqui como fazer o diagnóstico diferencial.
Como fazer o diagnóstico de uma endocardite II- eco unidimensional (21 min)
O diagnóstico de endocardite é fácil quando as vegetações são grandes e há um quadro clínico sugestivo. O problema é distinguir pequenas calcificações degenerativas valvar ou espessamentos de vegetações. Aqui é que entra o eco unidimensional. Caso não haja quadro clínico compatível o ecocardiografista não considera tais achados como sendo vegetações simplesmente por preconceito. Caso haja quadro clínico compatível, estes mesmos achados são considerados vegetações!!!!! Veja aqui como fazer o diagnóstico diferencial.
Como fazer o diagnóstico de uma endocardite III- eco transesofágico (17 min)
O diagnóstico de endocardite é fácil quando as vegetações são grandes e há um quadro clínico sugestivo. O problema é distinguir pequenas calcificações degenerativas valvar ou espessamentos de vegetações. O eco transesofágico pode ser imprescindível.
Caso não haja quadro clínico compatível o ecocardiografista não considera tais achados como sendo vegetações simplesmente por preconceito. Caso haja quadro clínico compatível, estes mesmos achados são considerados vegetações!!!!! Veja aqui como fazer o diagnóstico diferencial.
Endocardite de Libman Sacks no Lupus (9 min)
Como diagnosticar a endocardite de Libman Sacks.
Complicações da Endocardite: abscesso, rotura de cordoalhas, perfuração valvar, fístulas, etc. (20 min)
Para ser visto depois de estudar diagnóstico da endocardite. Abscessos, roturas de folhetos valvares, rotura de cordoalhas, fístulas, etc
Erros e Problemas
Erro em Não Utilizar Eco Unidimensional Para Analisar Pacientes com Suspeita de Endocardite (10 min)
Este é um dos erros mais comuns em ecocardiografia. Somente ao eco bidimensional uma vegetação pequena não se diferencia de uma pequena calcificação ou de um espessamento valvar. O eco unidimensional faz a diferença.
Erro Confundindo Vegetação de Endocardite com as Excrescência de Lambl (5min)
As excrescência de Lambl podem ser confundidas com vegetações de endocardite. Veja como fazer o diagnóstico diferencial.
Exercícios
Endocardite ou leve calcificação? (4 min)
Pequena lesão valvar aórtica. Qual a sua natureza?
Algo na borda livre da valva mitral (4 min)
Algo encontrado na borda livre da mitral. Cálcio ou vegetação?
Homem hipertenso (3 min)
Caso não se perceba uma determinada anormalidade em cortes padrões bidimensionais, não se utiliza de cortes especiais e portanto o diagnóstico não vai ser feito. Aqui um exemplo.
Endocardite e Rotura Valvar Mitral (11min)
Interessante rotura valvar mitral por endocardite. Papel do eco unidimensional no diagnóstico de vegetações. Como identificar os segmentos (boceladuras) da mitral em cortes longitudinais transesofágicos do esôfago médio.
Vegetação de Endocardite ou Cálcio? (5min)
Vegetação de endocardite ou cálcio. Importância do modo M. Cuidado com o preconceito que pode vir da história clínica do paciente!
Endocardite ou Cálcio? (3min)
Outro paciente com suspeita de endocardite. Positivo ou negativo?
Vegetação ou rotura de cordoalhas? (10 min)
Paciente com história de endocardite no passado. Será apenas uma vegetação mitral já curada ou uma rotura de cordoalha? Nem sempre é fácil a definição. Veja também a regurgitação aórtica.
O que está acontecendo com este paciente? (6 min)
O que está acontecendo com este paciente?
O eco unidimensional fez falta? (7 min)
Sem história para evitar preconceito.
Necessidade do eco unidimensional mesmo ao transesofágico. (12 min)
Sem história para evitar preconceito.