Anterior

Hipertensão Pulmonar

R$ 150.00

A Prática da Ecocardiografia

Informações básicas, intermediárias e avançadas das diversas cardiopatias estudadas em Ecocardiografia de Adultos. Direcionadas aos Cardiologistas dedicados à Ecocardiografia, que já tenham algum conhecimento prático do método, e desejam receber agora uma extensa gama da experiência teórico-prática do Dr. Fernando Morcerf, muitas absolutamente exclusivas e originais. Além das video-aulas, o aluno poderá fazer o download de capítulos de seu livro. Há ainda o recurso Perguntas e Respostas onde poderá encaminhar suas dúvidas e perguntas diretamente pelo Prof Morcerf por WhatsApp (NÂO É GRUPO)

Cada Curso apresenta um Assunto Geral composto de diversas video-aulas aqui agrupadas, de forma a atender ao interessado em um tema específico. Clique em uma video-aulas para ver um resumo do tema.

Hipertensão Pulmonar

Avaliação da Hipertensão Arterial Pulmonar pelo Eco Uni e Bidimensional e Doppler (31 min)
Diagnóstico da hipertensão arterial pulmonar utilizando o eco unidimensional.

Importância da onda “A”, da horizontalização da valva e de seu fechamento mesos sistólico. Utilizando o eco bidimensional com a verificação da presença de sobrecarga sistólica do VD.

Quando a pressão média da artéria pulmonar está elevada acima de 20 mm Hg, a cúspide posterior da valva pulmonar perde o movimento anteroposterior diastólico (EF), tornando-se plana, mais ou menos paralela aos ecos da parede torácica; a valva pulmonar abre-se mais rapidamente, fazendo com que a velocidade BC de abertura esteja aumentada (maior que 350 mm/s), e a abertura valvar se torna mais tardia, resultando em um aumento do período de pré-ejeção do VD (PPEvd).

A hipertensão arterial pulmonar leve a moderada, com pressão média igual ou menor que 40 mm Hg, apresenta uma onda A diminuída (menor que 2 mm) no ecocardiograma da valva pulmonar , porém quando a hipertensão é mais severa, com pressão média acima de 40 mm Hg, a onda A desaparece completamente.

Além destas alterações, Weyman relataram a presença de fechamento mesos sistólico com reabertura teles sistólica do segmento CD, juntamente com vibrações finas deste segmento.

Estimativa não invasiva da pressão sistólica do VD ao Doppler em pacientes com regurgitação tricúspide (8 min)
O grande problema da avaliação da pressão arterial pulmonar ao Doppler pelo gradiente VD-AD é qual pressão inferir ao átrio direito para acrescentar ao gradiente. Estes autores utilizaram a distensão da veia jugular. Funcionou? Veja aqui.
Embolia pulmonar (9 min)
Diagnóstico de Embolia Pulmonar. Sinal de McConnell!

Erros e Problemas

Acurácia da ecocardiografia Doppler na avaliação hemodinâmica da hipertensão arterial pulmonar (11 min)
Veja neste importante trabalho como a definição da pressão atrial direita para somar ao gradiente VD-AD é o Tendão de Aquiles do método para aferir a pressão sistólica arterial pulmonar ao Doppler.
Veia Cava Para Aferir Pressão no AD e a PSAP. Não Funciona. (12 min)
Veja porque não utilizo a veia cava inferior para aferir a pressão no AD na avaliação da PSAP. 
Posso Confiar na Veia Cava Inferior para Aferir a Pressão no Átrio Direito? (3 min)
Tamanho do diâmetro da veia cava inferior e seu colapso inspiratório não é fiel para avaliar a pressão atrial direita e com isto a pressão sistólica pulmonar através da regurgitação tricúspide.
Veia Cava... Novamente a Veia Cava! (2 min)
Há ainda os que acreditam na veia cava como indicador da pressão em AD!

Exercícios

Qual o diagnóstico nesta paciente que sofre de asma brônquica há muitos anos? (4 min)
Mulher sofre de asma brônquica há muitos anos. Qual o diagnóstico?
Uma Mulher com Esclerodermia (4 min)
Qual o seu diagnóstico nesta paciente com esclerodermia?

 

LIVRO “ECOCARDIOGRAFIA UNI-BIDIMENSIONAL  TRANSESOFÁGICA E DOPPLER”.     Fernando Morcerf.     Segunda Edição. 1996. Editora Revinter       LIVRE PARA DOWNLOAD

Capítulo 7 –Hipertensão Arterial Sistêmica e Pulmonar
Hipertensão Arterial Sistêmica e Pulmonar

Informações e Assinatura

  • Curso: São 9 videoaulas (1:24h) selecionadas do site e agrupados de forma a abranger os principais temas da ecocardiografia. Além das videoaulas, há 1 Capítulo do livro do Morcerf. O aluno ainda conta com o recurso “Perguntas e Respostas” onde poderá encaminhar suas dúvidas/perguntas  diretamente ao Dr. Morcerf.
  • Preço: R$ 150,00 com vigência de 1 mês (30 dias) a contar da data de contratação.
  • As videoaulas poderão ser acessadas de qualquer micro, tablet e celular, pelo período de 30 dias.

 

Detalhes do Curso

  • Leituras 10
  • Quizzes 0
  • Duração 1 h 24 min
  • Nível de Habilidade Todos os níveis
  • Linguagem Português
  • Alunos 20
  • Critérios de avaliação Sim

Presidente do Primeiro Congresso de Ecocardiografia do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Segundo Presidente do Departamento de Imagem Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia., hoje DIC.
Professor de Ecocardiografia em cursos de inicialização e de especialização em ECOCARDIOGRAFIA da ECOR desde 1976 com mais de 200 turmas.

Formado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Março de 1965 a Dezembro de 1970).
Pós-Graduação em Evanston Hospital da Northwestern University. Chicago, Illinois, USA, no período de Julho de 1971 a Junho de 1972.
Residente em Medicina Interna na Cleveland Clinic Foundation, Cleveland, Ohio, USA, no período a Julho de 1972 a Junho de 1973.
Fellowship em Cardiologia na Cleveland Clinic Foundation, Cleveland, Ohio, USA, no período de Julho de 1973 a Junho de 1975.
Ex-professor Curso de Pós Graduação em Cardiologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Ex-professor do Instituto de Pós Graduação Médica do Rio de Janeiro
Diretor do Serviço de Ecocardiografia da ECOR Ecocardiografia.
Professor do Curso de Ecocardiografia da Escola Brasileira de Ecocardiografia com mais de 2.500 ex-alunos em cursos presenciais.
Professor exclusivo dos Cursos Online da ECOR.